A ejaculação é um processo que marca o clímax da resposta sexual masculina e envolve a liberação de sêmen pelo pênis através de uma série de ações neuromusculares. O processo sexual masculino é composto por quatro etapas principais: desejo, excitação, orgasmo e resolução. Quando há problemas em qualquer uma dessas etapas, surgem as disfunções sexuais e, a ejaculação precoce é uma das disfunções mais prevalentes entre os homens.
A ejaculação precoce é quando a ejaculação ocorre com mínima estimulação sexual antes, durante ou pouco tempo após a penetração, mas principalmente antes do desejado. Essa disfunção é caracterizada pela incapacidade de retardar a ejaculação durante a relação sexual, afetando negativamente a satisfação sexual tanto do indivíduo quanto de seu parceiro. A causa da ejaculação precoce está enraizada em uma complexa interação de fatores neurológicos, psicológicos e circunstanciais.
Os avanços no conhecimento e tratamento da disfunção erétil (DE) aumentaram o interesse de pacientes e médicos em outros distúrbios sexuais, mais precisamente as disfunções ejaculatórias. A maior preocupação no homem jovem é a sua fertilidade, mas distúrbios da ejaculação podem trazer muita ansiedade e angústia para indivíduos de várias faixas etárias. Em uma pesquisa recente compreendendo mais de 12 mil homens, idade variando de 50 a 80 anos, 46 % declarou ter algum problema ejaculatório e 59% estavam incomodados com ele.3 Ejaculação precoce foi o mais comum com índices de 30 a 40%. Alguns trabalhos citam que cerca de 75% de homens sofrerão de EP em algum ponto de suas vidas. Carmita publicou dados sobre comportamento sexual do brasileiro e concluiu que 26% dos homens cuja faixa etária variou de 18 a 70 anos queixavam de ejaculação precoce ou rápida.5 O atraso em ejacular ou ejaculação retardada aflige cerca de 4% de homens sexualmente ativos. Ejaculação retrógrada ocorre em cerca de 80% de homens que se submeteram a ressecção endoscópica da próstata (RTU) e embora muitas destes pacientes estejam acima da sexta década de vida, alguns se queixam deste distúrbio com veemência.
É importante saber que a ejaculação precoce é normal, mas é uma disfunção sexual que merece atenção pois gera sofrimento e insatisfação. Além disso, existe tratamento para ejaculação precoce seguro e eficiente.